-
Arquitetos: Chay Cardoso, Zanatta Figueiredo
- Área: 220 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Luciano Sessa
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Cremme, Fernando Jaeger, Gesso Fátima, Interact, Labluz, O Marmorista, Omni Marcenaria, Protecnica, Velt Design, Voulk Mobiliário Corporativo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A atuação do escritório na materialização da nova sede para Mourão Campos Sociedade de Advogados contemplou tanto o projeto quanto a execução da obra, que ocorreu do zero em uma laje corporativa próximo à Avenida Paulista. A premissa do projeto foi setorizar o layout de modo que permitisse coexistir uma experiência específica de recebimento ao cliente e uma área funcional de staff e diretoria.
Desenhou-se então, desde a recepção até a sala de reunião, uma linha condutora composta de planos e curvas que evocam a fluidez resultante dos fluxos no espaço aliada à tensão contrastante das materialidades empregadas: Ora cálidas, através da madeira e painéis cimentícios; ora diáfano, através do painel luminoso ritmado em módulos, num dos quais o logo do Escritório de Advocacia se faz presente.
O layout da reunião foi composto de modo a abrigar tanto as conversas de negócio à mesa mais convencionais quanto em uma área de estar. O ambiente da reunião é envolto por copas de árvores, moldando o comportamento da luz e alterando a ambiência do espaço ao longo do dia. A madeira nogueira e o cimento é um tema que permeia de modo geral as superfícies do escritório, atuando basicamente como um plano de fundo para permitir o protagonismo de peças isoladas de mármore branco dispostas em diferentes locais, atuando como elementos de surpresa e singularidade.
O mármore está presente tanto no balcão de recepção quanto na cuba do lavabo de apoio a reunião, assim como no nicho de café na área de staff, homenageando aqui o cotidiano e as trocas de experiência de todo escritório. Uma demanda para o espaço de trabalho que partiu dos clientes era que a interação entre o open office do staff e as salas dos diretores deveria ser ampla e dinâmica. Assim, foram previstas ao longo desta interface divisórias de vidro, evocando transparência e expressando arquitetonicamente a visão do espaço que une staff e diretoria de maneira única e integrada.